4 de outubro de 2010

D. Nelci Santos expõe “desenhos em grafite” na Câmara Municipal de Cristina - MG.

O Centro Cultural Vereadora Elsilene Souza Rodrigues e Mira mostra, de 04 a 29 de Outubro de 2010 o trabalho da artista Nelci Santos. O Centro Cultural funciona na Câmara Municipal, de Cristina na Praça Santo Antônio, 19, em Cristina - MG.

Com 49 anos, Nelci nunca fez aula de desenho. Após o falecimento do marido, depois de 27 anos de casamento, a artista passou a desenhar espontaneamente em um pequeno caderno. Psicólogas e parapsicólogas do Rio de Janeiro estudam o caso de Nelci já que ela não possuía o dom de desenhar antes do falecimento do marido. “Alguns especialistas dizem que utilizo do Freehand, que seria o artista começar a desenhar sem ter a perspectiva do que irá ser feito”, diz Nelci.

Com apenas um ano de carreira artística Nelci Santos não sabe como serão seus próximos desenhos, “Não sei se daqui a um tempo farei outros estilos de desenho como rostos e imagens, mas jamais irei copiar o trabalho de outro artista”. A artista classifica seu estilo como PH3, que seria Perfil Horizontal de 3 tipos de objetos. Já são mais de 2.195 desenhos feitos até 01/10/2010.

“O que faço é algo bonito e diferenciado. Todos me conhecem pelo trabalho que faço. Eu sento e faço meus desenhos sem saber como ficarão e utilizo a minha imaginação”, conclui sobre seu trabalho.

A exposição ficará aberta de segunda à sexta das 8 h às 17 h.

“Quando nascemos, Deus colocou em nosso coração uma semente. E Ele disse: esta semente se chamará AMOR... É preciso regá-la todos os dias com nossas boas atitudes. Esta semente germinará, florirá e frutificará. Aqueles que conseguirem regar tua semente por completo, colherão os frutos da perfeição e conseguirão se aproximar da pequena partícula que se forma o grande universo de Deus... o imaginário de onde viemos e para onde retornaremos. Amar é aprender a olhar para o semelhante... é vê-lo dentro da alma... conhecer nele o interior e não o exterior... é desenhá-lo com suas linhas perfeitas e imperfeitas. Que o amor seja incomensurável. Meus desenhos são linhas que estão se aperfeiçoando e nelas mostrando o caminho para que um dia eu possa chegar e aproximar do Grande Criador Deus!”

MEUS AGRADECIMENTOS

         Primeiramente quero agradecer a Deus por ter me dado esse dom de desenhar desenhos tão lindos e perfeitos... Imaginários e inexplicáveis para o entendimento de todos que os observam. Agradeço também a esta luz interior infinita de onde são criados todos os meus desenhos que são diversificados e perenes. Finalizando, dedico esse meu trabalho ao meu marido inesquecível e saudoso José Monteiro Chaves Neto (Capitão Chaves) que hoje habita no grande Oriente Eterno e a minha filha Pâmela Santos, que foi a motivadora por eu estar desenhando.
 
Nelci Santos