O Clube Literário e Recreativo Cristinense teve sua origem em 18 de novembro de 1915, quando em uma das salas do Lyceu Godofredo Fonseca, o Sr. Francisco Cintra expôs a diversos cidadãos cristinenses a idéia de se formar uma sociedade literária e recreativa, convencendo a todos para a organização da mesma. Instalou-se então uma Assembléia Geral, da qual foi aclamado presidente o Sr. Tomaz de Figueiredo Rocha, que convidou para secretário o Sr. Francisco Cintra, expositor da idéia.Na reunião O Sr. João Rezende Propôs que se desse a sociedade o nome de Clube Cristinense. O cidadão João Lourenço de Noronha Luz propôs os nomes dos cidadãos Cl. Godofredo Pinto da Fonseca, para presidente honorário; Cel. Joaquim Carneiro, para vice-presidente; o Sr. José Edmundo Sampaio Ayres, para orador; os senhores membros do conselho fiscal, tendo sido eleito também um conselho consultivo, formado pelos cidadãos José Baptista Ferrer, Bernadino Paulino de Araújo, Maximiano Augusto Nogueira Fonseca. Todos foram prontamente empossados dos seus cargos. Participaram dessa reunião de nascimento do Clube, cerca de 51cristinenses.As primeiras reuniões realizaram-se em casa dos presidentes ou na Pharmácia São José (atualmente Farmácia Santa Edwirges). A instalação da sede própria, onde até hoje funciona o clube, foi feita somente em 12 de outubro de 1916, já com nova diretoria, quando então foi organizado o 1º estatuto do Clube.
Época de construção: 1915
Construtor: Sem referência
Finalidade da construção: Atualmente é a Câmara Municipal de Cristina
Antigos proprietários: Os sócios do Clube Literário e Recreativo Cristinense
Antigos usos: Clube de danças e jogos
Importância no contexto local: O prédio é de grande importância e estima para os cristinenses mais velhos, que passaram a infância e a juventude freqüentando as festividades realizadas pelo Clube Literário e Recreativo Cristinense.
Modificações
A antiga fachada era neo- clássica, sem frontão. Hoje, com o pós uso foi erguido um frontão grego que reforça o neo-classicismo já presente na construção.
Descrição
Edificação em estilo neoclássico datada do início do século XX. Possui planta regular com dois pavimentos, sendo que no andar superior há uma sacada, sustentada por colunas jônicas e cercada por balaustres suspensos por mãos francesas. A sua fachada é composta por janelas e portas com desenho estrutural inovador para a época como o uso de venezianas e divisão em quatro folhas e vidros coloridos. No interior do andar de cima tem somente um grande salão, com um palco em um patamar elevado, seguindo sempre o estilo neoclássico. A parte inferior há um centro Cultural, desde novembro de 2006.
Construída em alvenaria de tijolos, essa obra de grande porte tem uma boa composição, seguindo princípios rigorosos de simetria na disposição de todos os elementos da fachada, uma das características do estilo. Nos fundos há um grande pátio cimentado.
Informações complementares
A construção possui um caráter histórico para a sociedade de Cristina, pois foi o marco dos grandes bailes de salão. Além da sua funcionalidade e beleza arquitetônica, impõe no contexto urbano a recordações dos antigos cristinenses.
Possui edificações vizinhas de apenas um pavimento, muitas delas construídas no início do século XX, em estilo neoclássico. Na praça, onde está localizado o Clube, tem um belo jardim público, com árvores de médio e grande porte. Na praça também estão monumentos importante para a história cristinense como: o Leão, o busto em bronze e cripta do Dr. Silvestre Ferraz e a fonte do Peixinho. Vale ressaltar sobre o calçamento da rua todo em paralelepípedo, feito no século passado.
Fonte: http://cristina.mg.gov.br/?page_id=103
Nenhum comentário:
Postar um comentário